Nos 100 ANOS do FLUVIAL comemoraram-se também os 30 anos de existência da Secção de Vela (1975 - 2005).

À fundação da Secção está ligado, desde o primeiro dia, o nome incontornável do associado Avelino Carmo (Samuel).

historia1.jpgA Secção de Vela foi fundada no Clube em 1975.
Iniciou a actividade com a Classe Optimist com um só barco de fibra, oferta do sócio Sr. António Pires, tendo-se construído depois nos Estaleiros Navais vários barcos de madeira.

A Secção de Vela funcionava no Posto Náutico da Praça da República.
Os três primeiros velejadores aprenderam a velejar na Escola de Vela do Clube Naval Povoense, clube que deu um apoio importantíssimo no arranque da Secção de Vela não só ao nível do ensino como a nível de material dispensado.

O Clube de Vela Atlântico foi importante também porque cedeu todas as velas para os Optimists autoconstruídos pelo Clube.

Neste período inicial, a Secção de Vela participou nas Regatas das Vindimas na Régua, Regatas da Páscoa também na Régua, Campeonatos Regionais e Nacionais, Regatas do Clube de Vela Atlântico em Leixões, Regatas Internacionais Leixões/Bayona.

Com a criação das Escolas de Vela da Direcção-Geral de Desportos, a Secção de Vela intensificou as organizações das Regatas e participação activa, todos os anos, em provas federadas.

historia2.jpg

A Secção organiza anualmente as Regatas Cidade de Vila do Conde, abertas a todas as classes de embarcações à vela com patilhão móvel.
Estas Regatas têm sido um êxito, tendo conseguido numa das edições a participação de sessenta embarcações.

Espera-se no futuro um grande desenvolvimento da modalidade dadas as melhorias já efectuadas no acesso à barra, bem como na Marina na zona dos velhos estaleiros.